Açores faz pesquisa sobre micronacionalistas

A empresa açoriana IMOPE, de pesquisa e estatística, divulgou ontem resultados sobre o perfil do micronacionalista lusófono e sua opinião sobre seu meio, após entrevistar 38 pessoas, que responderam um questionário entre os dias 06 e 19 deste mês.

Cidadãos de nada menos que 15 países diferentes participaram, sendo que cerca de 1/4 deles eram de Reunião. Os entrevistados informaram sua idade, tempo de micronacionalismo, opinião sobre a lusofonia, sobre as relações entre países e o futuro do micronacionalismo.

As respostas não surpreendem quem já havia parado para analisar a lusofonia deste final de década. Há um envelhecimento da população em geral, indicada pelo tempo de micronacionalismo e idade dos participantes. Há também uma percepção geral de piora do nível dos países, das relações externas e da união entre os micronacionalistas.

Ainda que os resultados não possuam base científica, a pesquisa do IMOPE mostra um cenário que merece análise e reflexão. Essa percepção de que nada irá mudar e há uma enorme desunião é, em boa parte, fruto da postura de Reunião, da política de medo e imposição iniciada com Açores e PCO.

Quanto a falta de renovação, temos uma oportunidade excelente de melhorar esse quadro, com todos os novatos ainda no país, a maioria ainda mal aproveitada. Reunião consegue sair do quadro geral, nesse ponto, mesmo sem se valer de todo potencial conseguido com as propagandas macro recentes.

Os resultados da pesquisa estão disponíveis no site do IMOPE.

Anúncios
Publicado em notícia. Tags: , . Leave a Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: