Burocracia

“Eles te advertem que a aurora foi abolida
por tempo indeterminado.
Eles te comunicam que o trigo e o vento
vão ser exportados para o arco-íris.
Eles te aconselham a esquecer
o corpo ensangüentado dos acontecimentos.
Eles te ensinam que o orvalho não cai
sobre aqueles que semeiam dúvidas.
Eles te mandam esvaziar as palavras
de toda a possível reminiscência.
Eles te fiscalizam do alto dos edifícios
escanchados nalgum dragão lunar.
Eles te dão um ataúde azul
e te ordenam que é tempo de morrer”

Francisco Carvalho, poeta cearense

Anúncios

Mais um artigo publicado

Alexandre Carvalho, Diretor-Presidente da APQ, novamente colabora com a seção de artigos do blog.

Com a experiência de quem foi não só turista mas também “cidadão” de Porto Claro, Alexandre analisa a abertura da lista nacional e a situação da tradicional lusófona.

Clique para ler.

Publicado em opinião. Tags: . Leave a Comment »

IIPE quer conhecer melhor os reuniãos

O Instituto Imperial de Pesquisa e Estatística – IIPE, de Reunião, vem fazendo uma pesquisa interessante sobre os cidadãos de nosso país. O questionário pode ser respondido até o próximo dia 20 e a previsão é que os resultados sejam divulgados no final do mês.

O link para o questionário está aqui.

Moeda e Medalha comemorativas de Reunião

Não podíamos deixar de registrar essa bela iniciativa de SSMI, o Imperador Cláudio I. As peças, feitas de latão e banhadas em metais nobres, foram confeccionadas para comemorar os 12 anos de nosso Império. Em breve estarão disponíveis para venda a todos os interessados. moeda_med

Porto Claro abre lista de mensagens

A República de Porto Claro, mais antiga micronação lusófona, abriu sua lista de mensagens para não-inscritos, na última quarta-feira. Com isso, mesmo quem não é cidadão ou turistas em PC poderá acompanhar o dia a dia do país, através de seu principal canal de comunicação.

Há alguns meses, o reunião Alexandre Carvalho, fazendo turismo em PC, sugeriu ao governo que tomasse tal medida e foi duramente criticado, com comentários do tipo “não devemos explicações e nem transparência a nenhuma outra micronação”. Porém, agora a decisão foi bem recebida pela população.

De acordo com o Decreto Presidencial que tornou a lista aberta, daqui dois meses deverá ser feito um referendo para confirmar ou não a medida.

A lista aberta encerra um isolamento do país que durava meses, desde que a entrada de turistas foi impedida, com o fechamento das “fronteiras”. Este blog chegou a pedir visto de trabalho de imprensa, que foi negado.

A abertura da lista coincide com o início do processo eleitoral no país. Desde terça-feira está aberto o prazo para apresentação de candidaturas aos cargos de Presidente, Vice-Presidente e Senador. As inscrições vão até o próximo dia 8.

Porto Claro tem o mais antigo sistema democrático entre as lusófonas, escolhendo pelo voto os seus governantes de forma ininterrupta desde 1997. Desta vez, porém, o processo eleitoral começa com um atraso de 30 dias.

Sem dúvida a grave crise de atividade ocorrida a partir de julho colaborou com tal atraso. Agosto foi o terceiro pior mês em número de mensagens desde que  PC passou a utilizar uma lista no YahooGrupos, em 2001.

Há sinais de melhora, contudo. Acompanhando a lista, foi possível ver que até o dia 29 de agosto (último sábado)  haviam sido enviadas apenas 190 mensagens naquele mês. De lá para cá, já foram 117 mensagens, mostrando uma boa recuperação da atividade mensagística local.

O link para acompanhar a lista portoclarense está aqui.

Publicado em notícia. Tags: . 1 Comment »

Agosto tem recuo no mensagismo entre lusófonas

O mês de agosto foi, via de regra, fraco para todas as lusófonas. Dentre as 10 maiores, em número de mensagens, 7 tiveram recuo em relação ao mês de julho. É o que mostra o relatório do IMOPE, do Reino Unido de Açores, publicado agora nas listas distribuidoras.

A maior queda foi de Porto Claro, cada dia mais isolada e agora sem sinal de vida nem por seus órgãos de imprensa. A mais antiga lusófona viu o total de mensagens ir de 852 em julho para apenas 271 em agosto. Uma média de apenas 9 mensagens por dia. PC foi ainda a única das lusófonas que viu o número de inscritos na lista cair, de 45 no mês de julho para 35 agora em agosto.

Orange, RUPA e a própria Açores também tiveram grandes quedas.

Já França, St. Martin e Ortence subiram. As duas últimas de forma surpreendente, tendo assumido os dois primeiros lugares no ranking de maior número de mensagens por cidadão.

PCO não entrou na contagem do IMOPE mas também teve recuo: de 782 mensagens em julho para 310 em agosto.

Confira os números no quadro abaixo. Os dados são todos do IMOPE

Jul/09

Ago/09

Micronação

Jul/09

Ago/09

Inscritos na lista (31/Jul/09)

Inscritos na lista (31/Ago/09)

Índice de Atividade Quantitativa

(média por inscrito)

Sacro Império de Reunião

3480

2541

823

845

3,01

Comunidade Livre de Pasárgada

956

762

93

102

7,47

Reino Absoluto de Ortence

363

508

22

24

21,17

Reino Unido dos Açores

1110

502

31

32

15,69

Principado de St. Martin

273

495

19

24

20,63

10º

Reino da França

220

305

32

37

8,24

República de Porto Claro

852

271

45

35

7,74

República de Orange

670

233

23

28

8,32

Principado de Sofia

389

233

40

42

5,55

10º

Reino Unido de Portugal e Algarves

240

72

26

29

2,48

Publicado em notícia. Tags: , . Leave a Comment »

Novo artigo no blog

Ricardo Cochrane, de Orange, volta a colaborar com nossa seção de artigos, agora questionando a importância de Pasárgada dentro da comunidade lusófona. Leia agora clicando aqui.