As organizações intermicronacionais são uma forma de buscar o consenso e a regulação nas relações diplomáticas dentro do micronacionalismo. Campos Bastos tem por política participar de qualquer entidade que venha acrescentar, por sua relevância ou por seus objetivos, à vida externa ou mesmo interna dos seus cidadãos e de sua diplomacia. A participação dos cidadãos em entidades intermicronacionais também é incentivada.

AMADA (Associação Micronacional de Apoio e Desenvolvimento da Atividade da Mulher) - Fundada pela marajoara Juanita Castañeda Franulovic e pelas campinenses Anita de Paula e Adriana Moura, a AMADA tem como objetivo discutir a situação da mulher micronacional sob uma ótica democrática.

CIJ (Corte Intermicronacional de Justiça) - Principal organismo judicial do Direito Intermicronacional Público na lusofonia, a CIJ é ligada à OLAM e tem por objetivos resolver disputas entre micronações que subscrevam seu estatuto, filiadas ou não à organização. O juiz campinense indicado para a Corte é Fabio Moraca Paulo.

LoSS (Liga dos Estados Secessionistas) - Mais antiga e respeitada de todas as organizações micronacionais, a anglófona LoSS foi fundada em 1980, entrou na Internet em meados dos anos 90 e já teve um brasileiro como secretário-geral. Campos Bastos foi aceita na organização em fevereiro de 2002.

OLAM (Organização Latino-Americana de Micronações) - A principal entidade diplomática das micronações lusófonas existe desde 1998. Até o ano passado, era restrita a micronações democráticas, mas agora passou a ser uma espécie de OEA do micronacionalismo. Campos Bastos entrou em abril de 2001. O embaixador votante é o chanceler Gustavo Bianezzi Cilia, a adida diplomática, Adriana Moura, ex-secretária-geral da entidade, e o adido jurídico, Fabio Moraca Paulo.

SPUM (Esplêndida União de Microestados) - Fundada em 1998, a SPUM, uma organização multicultural, mas majoritariamente anglófona, se dedica ao debate político entre os membros, entre os quais se contam micronações canadenses, escocesas, mexicanas e até polonesas.

 
voltar Voltar Página Inicial Avançar 1