1º de janeiro - Confraternização Universal
O primeiro dia do ano lembra a amizade entre as pessoas e os povos.

30 de janeiro - Dia da Liberdade, ou Dia do Dilúvio
Neste dia, em 2000, aconteceram os eventos que levaram ao início da perseguição aos oposicionistas portoclarenses, o que provocou uma guerra civil e, por fim, a independência de Campos Bastos. O nome Dia do Dilúvio é da data religiosa da Igreja Salvadora.

2 de março - Dia da Luta contra o Fascismo e Dia de Campos Bastos
Em 2 de março de 2000, os cidadãos do distrito de Campos Bastos declararam independência da República de Porto Claro, o corajoso início do processo de independência campinense.

7 de março - Dias de Nouvelle Rouen e Pirraines
Neste dia, no ano 2000, os distritos de Nouvelle Rouen e Pirraines, com poucas horas de diferença, seguiram o exemplo de Campos Bastos e declararam independência.

26 de março - Dia da Constituição
Data em que foi promulgada a primeira Constituição Nacional da República Participativa de Campos Bastos, em 2001.

27 de março - Dia da Pátria
É a data magna de Campos Bastos, a maior festa nacional. Neste dia, em 2000, os três distritos separatistas finalizaram seu processo de união, sob o nome de República Participativa de Campos Bastos.

2 de abril - Dia da Igreja Salvadora
Data da fundação da Igreja Salvadora, a única genuinamente campinense, que é a religião da maioria dos cidadãos e foi importantíssima para a formação da identidade nacional. A fundação ocorreu em 1999, antes da independência.

1º de maio - Dia Internacional do Trabalho e Dia do Plebiscito
São duas comemorações no mesmo dia. Uma é a comemoração internacional do Dia do Trabalho. A outra é a data em que terminou o plebiscito que definiu o nome da República, a forma e o sistema de governo, em 2000.

5 de maio - Dia dos Mortos
Outra data religiosa. A cada dia 5 a Igreja Salvadora comemora o Dia dos Mortos. Esta foi a primeira comemoração, em 1999.

14 de julho - Dia da Liberdade de Expressão
A data que lembra a Revolução Francesa e a primeira Declaração de Direitos do Homem é comemorada universalmente, e também em Campos Bastos, como Dia da Liberdade de Expressão, um dos valores mais apreciados pela sociedade campinense.

5 de setembro - Dia do Micronacionalismo Lusófono
Data intermicronacional. Em 5 de setembro de 1996, a primeira micronação lusófona, o Reino do Porto Claro, estreou na Internet, dando origem ao micronacionalismo de língua portuguesa.

11 de setembro - Dia da Vontade Popular
Neste dia foi aprovada por unanimidade, em plebiscito, a mudança de sistema de governo para o coletivismo.

25 de setembro - Dia de Porto Claro
Data de fundação da primeira micronação lusófona, em 1992. Porto Claro é a nação que originou a sociedade de Campos Bastos.

12 de outubro - Descobrimento da América
Em 12 de outubro de 1492, Cristóvão Colombo chegou a terras do continente americano, onde se localiza Campos Bastos.

22 de outubro - Dia da Paz
Neste dia, em 2000, foi assinado o histórico tratado de paz e reconhecimento mútuo entre Campos Bastos e o Reino do Porto Claro.

25 de outubro - Dia da Luta pela Democracia
Data da morte do reconstrutor do distrito de Campos Bastos, Alexandro Vico Garcia, em 1999. Ele foi uma das pessoas que mais lutou pelo crescimento da região campinense, primeiro em Nouvelle Rouen, depois em Campos Bastos. Internacionalmente, este é o Dia da Democracia.

5 de novembro - Dia da Cultura
Essa é uma comemoração internacional de grande importância para Campos Bastos, que é uma micronação fortemente cultural.

10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos
Data da promulgação da Declaração Internacional dos Direitos Humanos da ONU, comemorada internacionalmente como Dia dos Direitos Humanos. O respeito pelos direitos do homem é a razão de ser da sociedade campinense desde sua origem.

 
voltar Voltar Página Inicial Avançar 1