O Poder Legislativo em Campos Bastos é exercido pela Assembléia Popular, formada por todos os cidadãos plenos que tenham gozo de seus direitos políticos. Os debates são coordenados pelo ocupante da Secretaria-Geral do Conselho Supremo, atualmente Adriana Moura (PC).

Também podem participar dos debates, que ocorrem em plena lista nacional, os cidadãos parciais, os embaixadores, os turistas e qualquer outra pessoa que não tenha direitos políticos, mas à qual seja permitido acessar as discussões. Eles têm direito a voz, a dar sua opinião sobre qualquer tema, mas não a votar. Se você quer assistir aos debates, seja um turista por tempo limitado preenchendo o formulário.

Para que um projeto se transforme em lei, em primeiro lugar ele precisa ser apresentado à população na lista nacional. Dessa forma, qualquer cidadão pode apresentar um projeto e sugerir alterações antes que ele seja aprovado. Depois de bem discutido, o autor, o secretário-geral ou um relator nomeado especialmente faz um projeto final com todas as emendas. Esse projeto é então votado por todos os cidadãos plenos que desejarem, pois a participação política não é obrigatória.

Há outras atribuições que são exclusivas da Assembléia Popular: discutir e ratificar ou rejeitar atos, acordos ou tratados intermicronacionais; supervisionar o Poder Executivo; e requisitar parecer de empresas públicas e privadas.

Não é possível a estrangeiros acompanhar as discussões do Poder Popular, a menos que seja embaixador, turista ou portador de visto especial.

 
voltar Voltar Página Inicial Avançar 1